Mensagen do SCE Pe. Rafhael

publicado em 29.11.2019

Encontro Nacional das Equipes de Nossa Senhora 2021
01 de dezembro de 2019
I Domingo do Advento
Mensagem I


Amados irmãos e irmãs,

Com a celebração deste I Domingo do Advento iniciamos um novo ano litúrgico na Igreja, que todos os anos nos recorda a espera ansiosa pela vinda do Senhor. Desta feita, somos chamados a nos preparar bem para acolher o Senhor que vem; a Igreja se reveste de roxo porque, na verdade, essa cor significa vigilância, expectativa.

Esse tempo litúrgico não nos prepara somente para a grande solenidade do Natal do Senhor; por isso é dividido em “duas etapas”: uma primeira, que começamos hoje e vai até 16 de dezembro, recorda-nos que o Senhor voltará um dia, pela segunda vez, e para isso devemos estar preparados. A segunda etapa do Advento é aquela que nos prepara imediatamente para o Natal, na semana de 17 a 24 de dezembro.

A celebração do Advento é o renovar da esperança cristã de que o Senhor, que veio uma primeira vez na carne humana virá um dia, novamente, em sua glória (Prefácio do Advento I). Aquele dia será grande e glorioso. Mas, atenção! Será grande e glorioso para quem esperou nEle, para quem foi vigilante, como nos exorta a liturgia da Palavra desse I Domingo.

Enquanto Movimento das ENS estamos, em todo Brasil, nos preparando para o IV Encontro Nacional das ENS, que acontecerá em Fortaleza, em junho de 2021. De certo modo viveremos um “advento”, uma espera ansiosa e alegre por mais este encontro. Se a liturgia nos faz pensar na Luz que ilumina todo ser vivente, que é Nosso Senhor Jesus Cristo, assim em preparação para o EN2021 também esperamos a Luz.

Assim, que a Luz verdadeira que ilumina todo homem – Jesus Cristo – nos ilumine para que “brilhe vossa luz diante dos homens” (Mt 5,16). Meus irmãos e irmãs equipistas, ouvindo o apelo da I leitura da Liturgia da Palavra desse I Domingo do Advento “vinde, caminhemos à luz do Senhor” ( Is 2,5) rumo à Terra da Luz.

Pe. Rafhael Silva Maciel
SCE – EN2021

voltar

Fale conosco

4º Encontro Nacional das ENS do Brasil - Fortaleza 2021